quarta-feira, 27 de março de 2019

TE - Tempo de Estudo - Ensino Fundamental- Plano de Ação 2019








































 "O Plano de Ação da Escola é o planejamento escrito que descreve como a instituição vai endereçar seus problemas, desenvolver suas ações e traçar metas para alcançar seus objetivos."
 (Revista Gestão Escolar)

 

 

O Plano de Ação 2019 foi construído com base  nos Estudos  (TE) com os Professores e nos Resultados das Avaliações Diagnósticas.

















III Jornada Pedagógica do Ensino Fundamental I - Anos Iniciais (Pólos 4 e 8)





"A Formação Continuada dos Professores é o processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente, realizado ao longo da vida profissional, com o objetivo de assegurar uma ação docente efetiva que promova aprendizagens significativas."

                                  ( Julio Furtado)


Conhecimentos Matemáticos

Tabelas, Quadro Numérico e Reta Numérica












terça-feira, 26 de março de 2019

Conhecendo o Programa PROERD - Turmas 501 e 502 - Trabalho em Ação!


    O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é a adaptação brasileira do

programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.

O PROERD é o PROgrama Educacional de Resistência as Drogas e a violência, é aplicado em todo Brasil por policiais militares que fazem concurso interno para serem instrutores educacionais, fazem cursos pedagógicos onde são capacitados a aplicar aulas na Educação Infantil e palestras no Ensino Médio.

É um trabalho em conjunto, Família, Escola e Polícia Militar.

Sede: Rio de Janeiro, mas cada Instrutor é escalado conforme seu Batalhão, no caso o Instrutor Responsável por nossa Escola, Sargento Duarte pertence ao 28º Batalhão, 2 cia. 

Em Barra Mansa, atendem dez  turmas de 5º anos e oito de 3º ano de Ensino Médio  e na Educação Infantil por semestre, com uma Formatura no final de cada semestre. 

  

Fonte: https://www.proerdbrasil.com.br/oproerd/oprograma.htm

 

Informações: Sargento Duarte

 







segunda-feira, 25 de março de 2019

Momento de Estudo - PVE x Gestão ( Diretora Viviane Fonseca e OP Lenita Marques)

 

 

O programa PVE, Parceria pela Valorização da Educação, tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde há operações da Votorantim e atua em parceria com as prefeituras e secretarias municipais de Educação.

A Escola Municipal Iracema Pamplona Chiesse  participa do Programa desde 2018 , reafirmando este trabalho em 2019.

 




quinta-feira, 21 de março de 2019

Trabalhando a Coordenação Motora - Turma Pré II A Professora Sidnéia Auxiliar: Raynara


 A Educação Infantil abrange o ensino de crianças de zero até seis anos e uma das habilidades que devem ser desenvolvidas durante essa fase é coordenação motora. A criança responde aos estímulos de várias formas e cabe ao professor, nas primeiras séries, trabalhar a motricidade da criança. Uma série de atividades bem elaboradas além de desenvolverem nas crianças habilidades motoras, proporciona a aceitação, a participação e a evolução da criança nesse novo ambiente, que é o escolar.

Coordenação motora é definida como a capacidade de usar de forma eficiente os músculos do corpo obedecendo aos comandos que o cérebro envia. Existem três tipos de coordenação motora: a geral, a específica e a fina.

 

 https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/conteudo/educacao/48853

 






















quarta-feira, 20 de março de 2019

Hora da Novidade com Microfone - Pré I A Professora Leiliane - Auxiliar: Luciana





Hora da Novidade

A roda é um dos momentos de grande interação. Implica a expectativa de algum fato relevante, pois algo de importante vai acontecer quando todos sentam numa roda. Para o professor, é uma oportunidade de observar os alunos e as relações entre eles: duplas ou trios que se sentam perto, conversam, trocam objetos, riem.Nos primeiros dias de aula, a proximidade da roda permite que os alunos se conheçam melhor, observando semelhanças e diferenças por meio de um jogo de identificação iniciado pelo professor: “Tem criança com camisa azul”, “Tem criança com bota”. Mesmo não sabendo ainda o nome dos colegas, as crianças se voltam para os indicadores, acompanhando a nomeação de cada um: “Davi vai mostrar sua mochila nova”, “Quem está de blusa verde vai pegar a caixa de botões”. Todo o grupo se envolve na adivinhação e às vezes descobre quem é o aluno.A “roda de novidade” deve fazer parte da rotina desde os primeiros dias de aula. No início, o professor traz os objetos para serem explorados, e os alunos são praticamente espectadores. Mas a roda evolui quando as crianças começam a trazer as novidades de casa – uma fruta, um brinquedo, uma revista, toquinhos de madeira, algumas fotos e até uma caixa cheia de tampinhas de refrigerante. O que for significativo para a criança pode ir para a roda, desde que o dono queira. Uma das possibilidades é criar a “caixa de novidades”. Na chegada, o aluno guarda o objeto, que depois de exibido na roda volta para a caixa ou vaio para a mochila, conforme a criança desejar.A novidade pode desencadear várias atividades, como jogos, brincadeiras e histórias, e faz a ponte entre a casa e a escola, permitindo identificações, além de incentivar o início das relações de interação e troca entre os alunos. A roda pode ser o primeiro momento de centralização das atividades do dia. Nela se tem um espaço privilegiado no qual se pode desencadear a exploração de temas e o amadurecimento das idéias. Mas para isso é de grande importância a participação dos alunos por meio de comentários e discussões.

http://pedagogiccos.blogspot.com/2008/09/rotina-escolar.html


* Recurso Utilizado : Microfone